Culinária

Harmonização de cervejas | Abbraccio

Olá, cocuzinheiros!

Esse mês, fomos conhecer a harmonização de cervejas do Abbraccio no Shopping Vila Olímpia. Do mesmo grupo do Outback, o restaurante de culinária italiana chegou esse ano a São Paulo. E como eu e a Joyce não ficamos para trás na corrida #rumoaoqueixoduplo, não recusamos o convite!

Chegando ao restaurante, fomos conduzidos a uma sala reservada somente para convidados. Enquanto esperávamos, como se soubessem que estávamos com aquela fominha, a Isabela, gerente de marketing da rede, ofereceu chopp Stella e o pão italiano italiano da casa, que veio quentinho e acompanhado de uma mistura de azeite, pimenta e ervas. Só aí, a casa já ganhou pontos comigo. Já cansei de esperar faminto em outros lugares sem que oferecessem uma migalha para dar aquela tapeada na fome!

IMG_1803

IMG_1804

Além disso, o Rafael, gerente da unidade, nos ofereceu uma cortesia para voltarmos em outra oportunidade e saborearmos uma das delícias que estávamos prestes a experimentar.

IMG_1809

A proposta da harmonização é combinar cada cerveja com um antipasto do cardápio.

IMG_1801

Quem conduziu a tarefa foi o sommelier de cervejas (eu não sabia que isso existia) Antônio Carlos (Breja do Dia), que lembrou que, assim como o vinho, cada cerveja tem seu copo adequado, e a degustação é uma experiência sinestésica entre todos os sentidos. Não é só sentir o gosto, tem que observar a cor, sentir o aroma, verificar a temperatura…

IMG_1814

Após uma breve introdução histórica sobre a cerveja, começamos com a Hoegaarden, cerveja de trigo do tipo witbier pioneira no seu estilo, cujos toques de coentro e laranja garantem a ela um paladar super refrescante. Para acompanhar, lula empanada com molho marinara. Apesar do excelente sabor encorpado e cítrico da bebida, a lula deixou um pouco a desejar por conta de alguns tentáculos duros e oleosos, mas o molho estava MA(rina)RA!

IMG_1820

 
Em seguida, provamos a Leffe, harmonizada com a piadina de frango. Segundo nosso sommelier, essa é a “loira” do dia-a-dia na Bélgica. Ele também ressaltou suas notas frutadas, que, sinceramente, eu não senti. Porém, não se engane, essa cerveja deixa aquele gostinho amargo na boca devido ao lúpulo. Na Itália, eu já provei a verdadeira piadina, uma espécie de pão achatado. A do Abbraccio não deixou nada a desejar! A massa fina e crocante ficou bem na foto com o frango suculento, as fatias, na medida certa, de abobrinha, e o envolvente queijo de cabra. Aliás, como o queijo tem uma presença marcante na boca, o amargor da cerveja caiu muito bem, pois ela ajuda a limpar o paladar.

IMG_1825
Também degustamos marcas mais conhecidas aqui em terras tupiniquins. Uma delas foi a Brahma, que está presente no menu com o seu chopp. A sugestão foi harmonizar o Chopp Brahma Black com a fonduta de espinafre. Para quem não sabe (como eu, que acabei de dar um Google), fonduta é um fondue! (fonduta>fondue, sacou?) Nesse caso, a harmonização foi por oposição, já que o caráter adocicado e, ao mesmo tempo, tostado do chopp contrasta com o salgado do queijo fontina da fonduta. Ela é servida com torradas de pão italiano amanteigadas, que são “abbracciadas” por aquela mistura de queijo derretido e espinafre com um toque de alecrim. Nesse momento, eu entendi por que happy hour é “hora feliz”!

IMG_1828

 

Por último, foi a vez da Bohemia Escura com arancini. Apesar de também ser uma cerveja escura, ela é menos encorpada e mais suave, o que combinou com o defumado da linguiça italiana nos bolinhos de risoto. Você consegue sentir que o arroz ainda está al dente e os pedacinhos do embutido não interferem no fundo de ervas que fica no seu paladar. E olha que não sou fã de linguiça! Não é à toa que essa é uma das entradas mais pedidas da casa.

IMG_1829

Quando eu achei que já tinha acabado e eu ia correr para casa para ver a final do MasterChef, para minha surpresa, eles trouxeram todas as entradas do cardápio, inclusive aquelas que ainda não havíamos provado, para comermos à vontade! Desculpem-me, mas, nessa hora, eu larguei as minhas anotações e me esbaldei, porque, além dos pratos salgados, ainda vieram as sobremesas. Deixo vocês com as fotos e a vontade de conhecer o restaurante.

IMG_2142

Polpetti di Carne & Ricotta

IMG_2140

Mozzarella Marinara

 

IMG_1836

Bruschetta Caprese

IMG_1838

Cozze in Bianco

IMG_2145

Budino di Pane Limoncello

Como se não bastasse toda a experiência da harmonização, o serviço foi impecável. Fomos extremamente bem atendidos (mesmo tendo sido, provavelmente, os únicos que pegaram o busão chacoalhando para chegar lá).

Ficou com vontade? Pedindo uma cerveja ou chopp e um aperitivo na Ore Felici (de segunda a sexta, das 17h30 às 20h – exceto feriados), você ganha um outro aperitivo na faixa. Aproveitem que é até 16/10!

 

www.abbracciorestaurante.com.br

Shopping Vila Olímpia

Rua Olimpíadas, 360 – Piso Térreo

Vila Olímpia – São Paulo

(11) 3845-0319

(11) 3842-8405

 

Post anterior Próximo post

Você também poderá gostar de

Comentários